Setembro 19, 2024

24 Jovens em Destaque no Campeonato de Portugal

No Dia de Reis destacamos em cada ano 24 jovens em destaque no Campeonato de Portugal.

Em edições anteriores foram destacados jogadores que ainda poucos conheciam como: Jota Silva (Vitória SC), Kiko Bondoso (Maccabi), Bruno Almeida (Santa Clara), Vitinha (Marselha), Kiko Pereira (Gil Vicente) ou Jamerson (Coritiba).

2024:

AFONSO SOUSA – Mirandela
Um Madeirense à procura do seu espaço no Continente. Avançado irrequieto, não dá uma bola por perdida. Em campo deixa tudo procurando sempre as melhores soluções. Visão de jogo, drible e finalização reunidas num jogador que tem deixado boas marcas onde tem passado.

ANDRE RAMALHO – Pevidém
Descaído na ala, com movimento para dentro, já sabemos: perigo constante ao adversário! Mas na verdade também joga bem no meio. Trata a bola com o esquerdo, com o direito. De cabeça levantada, o jogo do Pevidém passa todo por ali. Sempre que tem oportunidade, o forte remate é para ser usado, e já lá vão três esta época!

ANGEL GOMES – Limianos
O jogador com mais dribles no Campeonato de Portugal! O avançado Venezuelano está absolutamente em brasa. Desestabilizador nato, rápido e com muito sentido de baliza. Já na época passada se tinha destacado no Monção, mas são as exibições no Limianos que estão fazer os radares dos observadores rodarem mais depressa. Certamente não ficará por aqui.

ANTONIO MONTEZ – Vitória FC
Este não é filho do Sado, mas quase parece, tao bem que se adaptou ao Vitória FC. Mister José Pedro não teve dúvidas em trazer Montez consigo da B SAD. Joga a central e médio defensivo. Forte no jogo aéreo e rápido nos processos, tem sido uma tremenda boa surpresa para quem não conhecia.

BERNARDO MESQUITA – Tirsense
Carinha de puto, futebol de gente grande! Há muito os palcos dos Nacionais esperavam por ele… na chegada apresentou logo um grande golo e percebemos que este craque tínhamos de seguir. Não tem dececionado! Daqueles criativos que fazem magia numa caixa. Bernardo é capaz do melhor, sem estares a contar!

CHRIS SILVA – Moncarapachense
Terceira época em Portugal e sem mudar de campeonato, aparece em cada ano, em projetos mais ambiciosos. Chris parece em campo, aquilo que a vida o deve ter obrigado: a ser um lutador! No meio-campo dos Algarvios Chris vai a todas. Um verdadeiro guerreiro que não vira a cara à luta!

DAVID REBELO – Sintrense
No ataque é deixá-lo! Mais na ala, no meio ou até como segundo avançado, David está sempre pronto. Joga e faz jogar! Muito forte tecnicamente, mas não guarda tudo para si. Tem 5 golos e 3 assistências. Depois de uma época competente na Liga3, quer certamente regressar aí ou mais acima!

DIDI – Amarante

O guarda-redes da defesa menos batida do Campeonato. Só isso chegava para um excelente cartão de visita. Mas Didi é bem mais que isso. Belíssimos reflexos ao qual junta a agilidade, para termos a segurança entre os postes. A isso junta um bom jogo de pés. Selo de qualidade da conceituada escola de formação do Rio Ave!

DIOGO CORDES – Alverca B
Capitão da equipa mais jovem do campeonato! Líder de uma defesa que so sofreu 6 golos em 12 jogos! Tem já três golos e duas assistências. Depois disto, dizer que é um central canhoto, forte no jogo aéreo e com uma excelente leitura e visão de jogo, é redutor. Os números falam por si. Defesa central talvez em maior evidência de todo o campeonato!

FACUNDO CONSTANTINI – Maritimo B
Agora que, finalmente, Dylan Collard deixou de fazer parte destas listas e é aposta na equipa principal, temos um fiel herdeiro. Ficou-lhe com a braçadeira e a liderança da defesa. Passou pelo São Paulo na formação. Pode jogar a médio defensivo, mas esta época tem sido como central a descair para a esquerda. Impendioso com os avançados adversários, é já uma referência do campeonato.

GONÇALO ZUZARTE – Oliveira Douro
Um estranho caso. Titular e com excelentes exibições nas primeiras jornadas da primeira época da Liga3 e depois… pouco mais jogou no Felgueiras. Reaparece este ano no Oliveira Douro, noutra divisão, mas talvez o lugar certo para mostrar todo o talento. Até agora tem estado em evidência. Tranquilo e inteligente na forma como lê o jogo, mostrando que poderá voltar a outros patamares, em breve.

IVO CLAUDIO – Real
Esteve na formação do Sporting até à idade de junior. Depois da saída da academia, ficou por Lisboa, mas foi mais tarde, nos Açores ao serviço do Praiense que ganhou asas. Mesmo que não tenham sido fáceis a nível coletivo, Ivo foi sempre dos maiores destaques com assistências e golos. Este ano regressou à “sua lisboa” e está melhor que nuca. O lateral esquerdo conta já com 3 golos. Numa equipa jovem, tem evidenciado a sua maturidade mesmo tendo apenas 23 anos. Está pronto para outros patamares.

JOAO GUERRA – Sertanense
Um nome de família que poderia ser alcunha do futebol! Cada jogo uma “guerra” onde procura ser dos melhores soldados a defender o seu castelo. Bi-Campeão da Liga revelação, o central, tem sido indiscutível no Sertanense, a jogar no centro ou descaído para as alas.

LUIS SALGADO – Riberião
Formação repartida entre Vitória SC e Moreirense, mas foi na distrital que teve de começar a carreira senior e depois de quatro épocas por lá, só saiu por mérito próprio com a subida aos Nacionais. Médio centro, equilibrador da equipa no processo defensivo onde se tem destacado, mas sempre a dar uma ajuda no ataque. Não sabemos o que vai acontecer no final da época, mas Luís, pelo que demonstra tem valor para continuar a mostrar neste ou noutros patamares, o seu valor.

MHLELI MABUZA – Louletano
O Sulafricano já está alguns anos em Portugal, mas parece ser no Louletano que encontrou a sua melhor forma. Lateral direito rápido, dá muita verticalidade procurando sempre ser uma solução no ataque onde conta já com quatro golos, nunca esquecendo que tem a importante missão de defender a sua baliza.

NUNO OLIVEIRA – Uniao Coimbra
Vinte anos acabados de fazer e titularíssimo numa das equipas mais surpreendentes do campeonato. Num esquema de três centrais, Nuno joga pela direita onde consegue mostrar as suas boas características defensivas, mas também a sua confiança a sair a jogar, sempre uma solução muito válida na primeira fase de construção!

PEDRO FERREIRA – Gondomar
Conhecemos o Pedro há tanto tempo que é estranho ter “só” 23 anos e ainda andar nestes campeonatos. Um verdadeiro ponto de equilíbrio da equipa, seja a jogar como médio defensivo ou central. Um jogador moderno que facilmente se adepta a qualquer tática. Um regalo para o treinador.

RAYAN SANTOS – Gouveia
Já nos tinha chegado ecos de Rayan na distrital onde fez 14 golos em 17 golos…Chegados aos Nacionais, não tem desapontado. Numa equipa que não é das favoritas, o avançado serve muitas vezes acelerador de jogo. Forte no ataque à profundidade, o seu futebol é imprevisível e os olhos estão sempre na baliza.

RODRIGO FREITAS – Alverca B
Neste difícil exercício de apenas escolher 24, nunca metemos mais de um jogador por clube, mas… aqui era impossível. Diogo Cordes tem sido o ou um dos centrais em maior destaque e Rodrigo, o melhor marcador… 11 golos em 12 jogos! Mas Rodrigo é bem mais que isso. Enorme poder técnico, agilidade e posicionamento. Armas absolutamente letais!

RONALDO COELHO – Benfica Castelo Branco
Apareceu em Castelo Branco como um perfeito desconhecido e por terras Albicastrenses está já há três anos. Se na anterior teve de partilhar o protagonismo, com outro Ronaldo que entretanto rumou ao Vitória SC, agora o placo é todo seu! A jogar em terrenos mais avançados, tem aproveitado para impor a sua capacidade física, passando por ele todo o jogo da equipa. Tem já 8 golos.

RUCA – Vitória SC B
Ascensão de gigante! Ruca fez toda a formação no Marinhais, onde se estreou como senior. Época passada foi ajudar o Limianos na subida tendo feito 8 golos e 13 assistências. O Vitória SC estava de olho e assegurou o médio-campista. Podíamos dizer muita coisa, mas basta referir que, a nós, faz lembrar muito Thomas Handel. Não é preciso acrescentar mais anda…

TIAGO ANTUNES – Salgueiros
Com formação entre Porto e Braga, tem feito carreira entre a Liga Revelação, Liga3 e Campeonato de Portugal. Todas as épocas sem exceção, esteve em evidência, mas na hora de dar o salto, parece que tem faltado qualquer coisa.. Época de afirmação no Salgueiros onde é peça fundamental. Tem já 5 golos, tantos como o ano passado. Esta será certamente a sua época!

TOMÁS LIMA – Juventude Évora
Numero 6 nas costas, mas na verdade é mais um box-to-box. Forte a defender e meticuloso a atacar. Tomás está há três anos em Évora e o seu crescimento tem sido incrível, fazendo desta, a sua época de afirmação! Para seguir com muita atenção!

ZE THIAGO – Portosantense
Esse é fera! Foi surpreendente ter passado da Distrital (32 golos e 14 assistências em 33 jogos) diretamente para a LIGA3, mas ainda mais foi surpreendente ter regressado depois novamente à distrital. Por lá ajudou a subir o Portosantense, onde continua, agora com a braçadeira aos 21 anos. Muito rápido, muito forte no drible e remate com os dois pés. O que se pode pedir mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *