Setembro 19, 2024

Nelson Antunes (Alverca B) ” Esta cambada de putos tem muita vontade de triunfar”

O Alverca B, orientado por Nélson Antunes, está no primeiro lugar, com 26 pontos. A equipa está recheada de juventude, inclusive, alguns já foram chamados à equipa principal.

 

Há quem diga que o Alverca B é a grande surpresa. Concordas ou já estavam à espera?

Não podemos esquecer que a nossa equipa foi convidada a participar no campeonato de Portugal umas semanas antes do início da competição. A nossa equipa estava em construção para disputar a 1divisao distrital da Associação de Futebol de Lisboa, foi preciso reformular um pouco a ideia inicial e planeamento, procurando nesse momento ter um grupo preparado para enfrentar este desafio do campeonato de Portugal. Tendo em conta, que a maioria destes jogadores nunca tinham tido a experiência de CP e muitos sem uma formação de base em campeonatos nacionais, talvez houvesse alguma apreensão e expectativa no que este grupo iria conseguir fazer, mas não diria que seja uma surpresa, porque quem nos acompanha diariamente e quem ja teve a oportunidade de ver esta equipa jogar percebe o porque deste grupo recheado de jovens talentos estar a fazer esta caminhada bonita no Campeonato de Portugal. Tudo o que está a acontecer neste momento é o reflexo do trabalho, determinação, ambição e talento deste grupo de trabalho.

Já estando no projeto, só este ano assumiste a equipa B. Ficaste surpreendido com o talento?

Estar no projecto FCA, mais concretamente na equipa A, foi facilitador do conhecimento à partida de muitos dos jogadores que estavam na equipa B, acompanhava sempre que podia os jogos, e recebíamos por vezes alguns jogadores para treinos na equipa A.
Já tinha uma ideia inicial de que teríamos uma base de jogadores com muita qualidade e que se iriam afirmar nesta competição.

– São a equipa mais nova de todo o Campeonato e são líderes. Como se preparar estes “meninos” para defrontar jogadores com outra maturidade e experiência?

A liderança neste momento traduz um pouco o trabalho diário, o talento e a sede de vencer. Esta “cambada de putos” como nos intitulamos, tem muita vontade em triunfar, e alcançar outros patamares, esta mentalidade e a convicção são o combustível para em cada treino e em cada jogo crescerem com os erros e acima de tudo com todos os acertos. A equipa técnica tenta passar diariamente todas as experiências que já vivemos como ex jogadores e treinadores, aliado, às nossas ideias e análises constantes que fazemos da própria equipa, acreditamos que ajuda a preparar os nossos jogadores para o que vão encontrar em cada jogo. Acho que a maturidade não tem a ver com a idade, mas sim com a maneira como encaramos e nos adaptamos a cada desafio.

– acreditas que há jogadores preparados para ingressar já na equipa Principal?

Temos um grupo recheado de muito talento, que “cresce”semana a semana. Em 5 meses de trabalho, já foram promovidos 3 jogadores para a equipa que disputa a liga 3, mas temos mais alguns jogadores que neste momento, apresentam um nível competitivo muito bom e que certamente tambem terão a sua oportunidade.

– Que análise fazes à vossa série?

A classificação atual traduz o quanto competitiva e equilibrada é esta série C do campeonato de Portugal. É uma série com um equilíbrio muito grande, com uma margem pontual mínima dos lugares cimeiros para a linha de água. Temos equipas com jogadores de muita qualidade e com capacidade para estar em contextos superiores, o que valoriza esta competição porque se joga um futebol muito positivo.

– A tua história confunde-se com a do clube, com tantos anos de dedicação, tanto como jogador como treinador. Uma grande paixão?

Esta paixão, vai muito para além da história de jogador ou até a mais recente como treinador. O FCA foi a casa dos meus avós maternos, quando se mudaram de Viseu para Alverca, o meu avô era quem tratava do velhinho campo pelado, a minha avó e a minha mãe, tratavam da roupa dos jogadores e alguns dos meus tios foram jogadores. Lá por casa respirava-se “Alverca”. Sou um filho da terra, que aprendeu a dar uns toques na bola no velho pelado do FC Alverca, que tem uma grande ligação ao clube por tudo o que a minha família lhe deu e pelo o que clube nos deu. Sou e sempre serei FCAlverca, e como disse à uns anos atrás em uma entrevista para um jornal local, a minha ambição é colocar o FC Alverca nas ligas profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *